quarta-feira, setembro 01, 2010

Xingu - Cerveja escura premium

Olá,
Em nosso terceiro teste, provamos a cerveja escura premium Xingu embalada em garrafa one-way de 355ml.
Ela é bem escura e parece bem densa. Segundo o fabricante - cujo site é http://www.cervejaxingu.com.br/, ela foi eleita a melhor cerveja escura do mundo por dois anos. Aliás, no Brasil sempre se falou "cerveja preta", mas com a chegada do "politicamente correto" passou-se a utilizar o termo "cerveja escura", como se isso fosse mudar o caráter de uns e outros. Vale lembrar que em alemão o termo é Schwarzbier e, falando nisso,  parece que ela se encaixa melhor nessa definição do que na do fabricante: sweet-stout.
Bem, voltemos à Xingu, que é fabricada desde 1988.
Prová-la me deu um susto. Num primeiro momento o sabor pareceu "sumir" para depois voltar e permanecer na boca por um tempo depois de beber. É bem amarga e nem um pouco doce, parecendo se manifestar mais no centro ao fundo dando até a impressão de aparecer no céu da boca. O amargor parece se definir com o passar do tempo e quem não gosta de cerveja vai fazer careta.
O teor alcoólico é informado na garrafa como 4,6%, no site e na embalagem não encontrei muitas informações sobre a cerveja ou o fabricante, mas saiba que FEMSA = Coca-Cola.
Na nossa escala de 0 a 10 eu daria nota 7 pelo resíduo que fica, mas acho que ela vale mais que isso. Vou formar uma opinião mais elaborada na próxima degustação.


O site do fabricante:
http://www.cervejaxingu.com.br/

Ficha Técnica:

Fabricante: FEMSA Cervejaria

Tipo: Lager

Teor alcoólico: 4,6%

Cor: Escura

Nota: 7

Abaixo fotos da garrafa de 355ml e do copo cheio, sem photoshop.





Nenhum comentário:

Postar um comentário